segunda-feira, 15 de junho de 2009

Procura em Lista Fixa

Se você precisa adicionar uma fórmula que retorno um determinado item a partir de uma lista, porém não quer escrever esta lista na planilha, você pode utilizar a fórmula abaixo:

=EXT.TEXTO("Item1;Item2;Item3";Indice*(CaracteresItem+1)-CaracteresItem;CaracteresItem)

Onde:

"Item1;Item2;Item3": É a lista de itens onde a busca deve ser feita;
Indice: é a posição do item desejado;
CaracteresItem: é a quantidade de caracteres de cada item.

Esta fórmula funciona bem para lista pequenas e todos os itens devem ter a mesma quantidade de caracteres. Por exemplo:

=EXT.TEXTO("JAN;FEV;MAR;ABR;MAI;JUN;JUL;AGO;SET;OUT;NOV;DEZ";5*(3+1)-3;3)

Neste caso, a fórmula retorna "MAI" correspondente ao item 5 informado. E o 5 poderia ser substituído por MÊS(A1) considerando que na célula A1 existe uma data válida.
No entanto, se você possui uma lista cujos itens possuem tamanhos diferente, pense na possibilidade de igualá-los com espaços e suprimir estes espaços após o resultado, como abaixo:

=ARRUMAR(EXT.TEXTO("Verde ;Vermelho;Azul ";A1*9-8;8))

A função ARRUMAR retirar os espaços à esquerda e à direita de um texto. É a tradução do Excel para a função TRIM.

4 comentários:

fmoreles disse...

Kara, muito bom as dicas. Parabens.
Tambem estudo o excel e agora estou iniciando os estudos sobre VBA, para explorar mais o excel.
Tenho uma tarefa, que nao sei por onde comecar, tenho mais de 60 arquivos em PDF e uma lista unica no excel, que precisaria fazer uma busca, nos arquivos pdf, tem ideia como iniciar este trabalho,
obrigado,
um abraco,
Flavio Moreles

Natascha disse...

Olá! Conheci o seu blog hoje e, por incrivel que pareça, tenho um parecido....

excelavancado.blogspot.com

Willian disse...

Adorei o blog, mto bom!

Ector disse...

Cara... muito boa a dica... mas o Excel tem a função "escolher" que faz exatamente isso e você não precisa se preocupar com a quantidade caracteres.

Abraços...