domingo, 24 de maio de 2009

Sistemas em Excel

Dependendo da empresa onde você trabalha, é bem possível que existam várias planilhas sem as quais a empresa não funciona. É um controle disso, um controle daquilo, listas, check lists, cadastros e por aí vai. Surgem como apenas mais um documento e um chefe gosta e no outro mês pede novamente a planilha. Com algumas alterações e mais alguns dados. Sugestões surgem, alguém que conhece um pouco mais adiciona uma tabela dinâmica, gráficos e até arrisca criar algumas macros que aprendeu em um livrinho que comprou na banca de revistas.

O circo está armado! A planilha criada sem grandes pretensões faz parte agora do processo da empresa. De fato, virou um sistema, muitas vezes com regras de negócio bastante intrincadas e uma salada de soluções técnicas desenvolvidas por alguém cheio de boas intenções mas sem nenhuma experiência com programação, estrutura de dados e etc..

Há quem diga que Deus fez o mundo usando o Excel. Por isso o fez rápido. Mas, como tudo que é feito em Excel, dar manutenção não é fácil.

Recentemente fui a uma grande instituição financeira para dar uma olhada em uma dessas planilhas. A dita já existia há 5 anos, tendo sido alterada durante todo esse tempo por diversas pessoas. Tudo que se pode imaginar de recursos do Excel foi utilizado. A planilha gera diversas outras planilhas que são enviadas para mais de 100 empresas em diversos países. E, da olhada surgiu um cronograma de manutenção com vários meses de trabalho. Como ela surgiu? Como apenas mais um documento que o chefe gostou e... Bem, você já sabe.

Então, se você conhece bem esta história ou, principalmente, se você se viu na ingrata tarefa de dar manutenção em uma destas planilhas, este blog vai ajudá-lo com dicas, melhores práticas e é também um espaço para a troca de ideias e experiências.

Seja bem vindo!


Nenhum comentário: